Lançamento do IDEJUST

No dia 13 de outubro, no Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo, foi lançado o Grupo de Estudos sobre Internacionalização do Direito e Justiça de Transição (IDEJUST).

idejs

Confira aqui o programa da reunião.

Veja também o álbum completo de fotos do evento: http://picasaweb.google.com.br/idejust

Anúncios

2 comentários sobre “Lançamento do IDEJUST

  1. Boa noite caros professores,
    Primeiramente faço minhas apresentações:

    Sou graduando em Direito pela FURG, quarto ano. Sou formado em processamento de dados pela mesma instituição, porém, em nível técnico, CTI-FURG.

    Com muito gosto tive acesso ao primeiro edital do IDEJUST. O tema é por si só extremamente instigante, de modo que, peço gentilmente, a colaboração dos senhores para me direcionar quanto a possibilidade de desenvolver um artigo para possível seleção.

    Neste ponto surge uma dúvida: seria possível o desenvolvimento, para este grupo, de um artigo que trata-se da transição do processo civil (tipicamente forjado em situação autoritária) para uma realidade democrática, a qual vivenciamos? Visto que o tema do primeiro edital versa sobre: “A tradução da cultura autoritária na cultura jurídico-política do presente” e assim, sopesaria alguns aspectos relacionados a codificações ocorridas em outros países, de modo a imprimir um conceito flexível de um necessário e inerente novo processo civil brasileiro?

    No que tange a questão do pluralismo, este abriu um leque em meus pensamentos no que abarca a necessidade de transmutarmos uma realidade estanque, no qual é extremamente necessário que as atuais legislações relacionadas aos direitos autorais sejam relativizadas. Além disso, focalizo os aspectos relacionados às novas tecnologias de transmissão do conhecimento por via digital, que nos levaria à inclusão social via acesso e domínio das tecnologias binárias.
    Fiz um artigo que foi selecionado e defendi oralmente no II Consultais – Congresso Sul Riograndense de Direitos Fundamentais, em 2008, intitulado: “A Função Social da Propriedade Intelectual” e posteriormente desenvolvi um projeto, ainda inédito, no qual proponho tratar de modo mais aprofundado este viés.
    Caso os senhores tenham interesse em olhar, de modo a me direcionar de alguma maneira neste tema, me envie o seu e-mail, que terei imenso prazer em repassá-lo.

    Porque o contato?

    1.) Como membros do IDEJUST, pensei que os senhores poderiam me direcionar.

    2.) Quanto ao aspecto do direito autoral, ocorre que na FURG não temos docentes desenvolvendo teses sobre este tema e, até o momento, tive dificuldades em encontrar um caminho que me provoque, instigue ou mesmo ilumine! Além disso, acredito que o Pluralismo Jurídico tem todos os requisitos para a formulação de ordenamentos democráticos e regionalizados.

    O projeto somente por e-mail, mas o artigo defendido pode ser encontrado no sítio abaixo:

    http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=6066

    Grato desde já, Ricardo de Oliveira Pinto.

  2. Estimado Ricardo

    Agradeço, antes de mais nada, o teu interesse pelo IDEJUST. Quanto ao primeiro tema que propuseste, “a transição do processo civil (tipicamente forjado em situação autoritária) para uma realidade democrática”, creio que está perfeitamente adequado ao tema do edital, e te encorajo vivamente a concorrer no processo seletivo para a próxima reunião.

    Quanto a direitos autorais e novas tecnologias, embora muito importantes, tais temas não estão cobertos por nossa esfera temática.

    O que poderia ser trabalhado é como as novas tecnologias poderiam servir para veicular uma nova cultura jurídica, ou talvez como entes públicos e privados têm usado as novas tecnologias na luta pelo direito à memória e à verdade, com alguns estudos de caso.

    Se ainda restou alguma dúvida, podes escrever diretamente para idejust@usp.br

    Abraços,
    Deisy Ventura (IRI/USP)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s